Dosagem do Concreto
O objetivo da dosagem do concreto é determinar a composição mais econômica dos materiais (cimento, água, agregados, adições e aditivos) que obedeça os requisitos técnicos e levando em consideração a trabalhabilidade. Essa composição de materiais que irão compor o concreto devem ser definidos com base em ensaios realizados em laboratório partindo sempre do cimento que é adotado por peso e sendo os demais materiais relacionados a quantidade de cimento.
A resistência do concreto depende não apenas da qualidade dos constituintes, mas também, da sua dosagem, ou seja, a correta dosagem do concreto determina a sua resistência. Se os constituintes forem de boa qualidade, o concreto com maior teor de cimento sera mais resistente. Alem de todos esses ingredientes, entra na composição do concreto a água. A dosagem de água em relação ao cimento chama-se "fator água cimento" que influencia muito na resistência do concerto.
A relação das quantidades de cimento, areia (aglomerado miúdo) e brita (aglomerado graúdo) chamamos de traço. O traço na verdade é uma relação de volumes.
O traço do concerto foi definido antes de irmos ao laboratório, em sala de aula.
Memoria de calculo:
Cimento, o maior consumo acarreta:
- Maior plasticidade;
- Maior coesão;
- Menor segregação;
- Maior calor de hidratação;
- Maior retração
Agregado miúdo, o maior consumo acarreta:
- Aumento no consumo de água;
- Aumento no consumo de cimento;
- Maior plasticidade;
- Maior plasticidade;
- Menor aderência;
![]() |
Cimento utilizado |
![]() |
Adicionando material: quantidade foi de acordo com o traço calculado |
Após este processo de mistura, retiramos da betoneira e fizemos o Slump Test que é o abatimento do tronco de cone de concreto e que garante que a quantidade de água no traço esteja correta e que não havera nenhuma alteração na sua resistência final.
Para que o nosso concreto chegasse ao solicitado que era de 140 mais ou menos 20 (160 mm de abatimento), tivemos que utilizar 50 ml de água, ou seja, 27,17% de água para corrigir o Slump já que o mesmo apresentou pouca fluidez, não atingindo nem o minimo nem o máximo exigido pelo teste, chegando apenas a 100 mm e quando foi feita a correção da água, chegou-se a um valor satisfatório de 120 mm do tronco do cone.
O Slump teste segue os seguintes passos:
![]() |
Passo a passo do Slump test |
Os primeiros passos ( 1, 2 e 3) mostra como deve ser feito o preenchimento do cone com o concreto em 3 camadas, onde cada camada dele levar 25 golpes em formato circular com uma haste metálica de socamento. O passo 4 mostra que após o preenchimento do cone faz-se o rasamento com a régua ou apropria haste metálica. No passo 5, faz a retirada do cone onde a velocidade desta retirada deve ser constante e sem interrupções. O passo 6 mostra assim a medição feita entre a diferença do cone metálico (altura inicial) e o cone de concreto (altura final).
Fizemos o Slump Test por 3 vezes ate atingir o valor desejado de 120 mm.
![]() |
Execução do Slump Test |
Feito então todo o passo a passo para obter o concreto em seu estado ideal, moldamos os corpos de prova em cilindros metálicos para posteriormente fazer o rompimento.
![]() |
Cilindro metálico para moldar os corpos de prova |
Após moldado e seco, o concreto é retirado do cilindro metálico e colocado na água para o processo de cura, mante-lo hidratado é muito importante.
![]() |
Desmolde dos corpos de prova |
![]() |
Processo de "cura" do concreto. |
Considerando-se
as especificações do concreto utilizado na construção civil, embora o ensaio
apresente limitações, devido à facilidade de sua realização, torna-se muito
útil para o controle da qualidade do concreto no estado fresco. No entanto,
deve-se ter a garantia que o concreto foi dosado adequadamente e verificada a
trabalhabilidade durante o seu preparo.








Nenhum comentário:
Postar um comentário